Chanceler alemão diz que mudança de regime na Rússia não é 'objetivo da Otan'

A mudança de regime na Rússia não é "o objetivo da Otan" apesar da invasão da Ucrânia, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, na televisão neste domingo (27).

Em declarações ao canal público alemão ARD, o presidente destacou que conseguiu "conversar extensivamente" com Joe Biden e que uma eventual mudança de regime na Rússia não era "objetivo da Otan, nem do presidente americano".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Biden disse em Varsóvia no sábado que seu homólogo russo, Vladimir Putin, "não pode permanecer no poder".

Embora a Casa Branca tenha sido rápida em qualificar suas palavras e insistir que Washington não estava buscando uma mudança de regime, o comentário improvisado semeou preocupação, parecendo minar os próprios esforços de Biden para enfatizar a unidade no apoio a Kiev.

"Democracia, liberdade e lei têm futuro em todos os lugares, mas cabe aos povos e nações lutar por essa liberdade", acrescentou Scholz.

"O que devemos garantir é que a integridade e a soberania dos Estados não sejam violadas", argumentou.

Questionado sobre as entregas de armas pela Alemanha, consideradas insuficientes por Kiev, o chanceler alemã respondeu: "Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance". As armas já entregues pelo Ocidente permitiram, segundo ele, "sucessos consideráveis ".

mat/cls/aoc/dga

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia diplomacia governo Ucrania Alemania Vladimir Putin Olaf Scholz Joe Biden

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar