Candidatos independentes lideram as eleições municipais na Cisjordânia

Os candidatos independentes ganharam a maioria das prefeituras nas eleições municipais ocorridas na Cisjordânia ocupada, disse a comissão eleitoral palestina neste domingo (27).

A primeira fase das eleições, realizada em dezembro nos povoados, foi boicotada pelo movimento islâmico Hamas, no poder na Faixa de Gaza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo os resultados oficiais, 64% dos candidatos eleitos no sábado se apresentaram como independentes, frente a 37% de 2017, nas últimas eleições que o Hamas boicotou.

As eleições foram organizadas em 127 localidades da Cisjordânia, mas somente celebradas em 50 delas por falta de candidatos.

A participação foi de 53,7% segundo a comissão eleitoral.

"Existe uma frustração por parte dos cidadãos palestinos em relação às diferentes facções, o que "fomentou a aparição" de muitas listas independentes, disse Jihad Harb, analista político.

gb/cgo/bk/pc/mb/dd

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições Palestinos política Mahmoud Abbas Abbas Attar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar