França bloqueia dois novos iates de oligarca russo

A França bloqueou dois novos iates pertencentes ao oligarca russo Alexei Kuzmichev, um dos mais influentes da Rússia, no âmbito das sanções adotadas pela União Europeia (UE) - informou uma fonte do governo nesta quarta-feira (23).

O país já havia bloqueado uma outra embarcação, o "Amore Vero", propriedade de uma empresa vinculada ao presidente da gigante petrolífera Rosneft, Igor Sechin, em 3 de março.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As novas apreensões aconteceram em 16 e 21 de março em Cannes e Antibes, na Riviera Francesa (sudeste), disse a mesma fonte à AFP, confirmando notícia veiculada pelo jornal Libération.

Batizado de "La Petite Ourse" (A Pequena Ursa, em tradução literal), o barco de Cannes tem 17 metros de comprimento, e seu valor é de 20 milhões de euros (em torno de US$ 22 milhões). Com 26 metros de comprimento, o outro iate, "La Grande Ourse" (A Grande Ursa, em tradução literal), que se encontra em manutenção em Antibes, é avaliado em 70 milhões de euros (US$ 77 milhões), segundo uma fonte.

Kuzmichec "é um grande acionista do conglomerado Alfa Group", segundo a UE, que o incluiu, em 15 de março, na lista de indivíduos afetados por sanções em represália pela ofensiva russa na Ucrânia.

O homem, de 59 anos, "é considerado uma das pessoas mais influentes da Rússia, com vínculos bem estabelecidos com o presidente russo", de acordo com o bloco europeu.

"Também é um influente empresário russo que intervém em setores econômicos que constituem uma fonte substancial de receita para o governo" russo, acrescenta.

Vários países da UE, como França, Espanha e Itália e o Reino Unido, bloquearam iates pertencentes a oligarcas russos em virtude das sanções europeias.

est/tjc/mis/dd/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE conflito Rússia França Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar