EUA condenam na ONU 'crimes de guerra' da Rússia e prometem investigação ampla

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, disse que o "mundo é testemunha dos crimes de guerra da Rússia" em seu ataque à Ucrânia, pouco depois do governo norte-americano ter avaliado formalmente que Moscou cometeu crimes no conflito no Leste Europeu.

A embaixadora destacou bombardeios feitos a locais frequentados por civis em Mariupol, onde pelo menos 2,4 mil pessoas morreram, número que deve ser maior, segundo ela.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"As ações da Rússia em Mariupol serão investigadas extensivamente", prometeu Linda Thomas-Greenfield.

Neste contexto, ela condenou a possibilidade de que outras nações se abstenham de condenar a ofensiva militar russa, afirmando que tal posição é "inaceitável". "Qualquer país que pretende fazer algo para mitigar a emergência na Ucrânia deve antes reconhecer a causa desta emergência", declarou.

Em ocasiões recentes, os EUA tentaram pressionar a China a adotar tom mais duro quanto a invasão da Ucrânia. Até agora, os esforços não tiveram sucesso, já que a China mantém posição neutra sobre o conflito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rússia Ucrânia guerra ONU EUA Linda Thomas-Greenfield

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar