Grupo imobiliário chinês endividado Evergrande pede cautela após atraso em auditoria

O endividado grupo imobiliários chinês Evergrande advertiu nesta terça-feira os investidores que devem ter cautela, depois de anunciar que atrasará a apresentação dos resultados da auditoria de 2021, um dia depois de suspender a negociação de ações na Bolsa de Hong Kong.

A empresa afirmou que não poderá publicar os resultados de sua auditoria de 2021 no fim de março, como exigem as normas da Bolsa de Hong Kong.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Devido às mudanças drásticas no ambiente operacional da empresa desde o segundo semestre do ano passado (...), em conjunto com com os efeitos do surto de covid-19, a empresa não poderá concluir os procedimentos de auditoria a tempo", destacou a Evergrande em um comunicado à Bolsa de Hong Kong.

A política da China para conter o endividamento excessivo do setor imobiliário afetou a Evergrande, uma das maiores incorporadoras do país, que acumula dívida de 300 bilhões de dólares.

A suspensão da negociação de suas ações permanecerá em vigor até a divulgação das informações financeiras, de acordo com as regras do mercado.

Esta foi a segunda suspensão este ano e aconteceu antes do vencimento de um compromisso de pagamento de 2 bilhões de dólares na quarta-feira e outro em abril, de 1,4 bilhão de dólares.

A Evergrande fez um apelo nesta terça-feira para que os investidores atuem com cautela "diante dos desafios operacionais e financeiros que o grupo enfrenta, especialmente a pressão por sua dívida".

Uma subsidiária da empresa, a Evergrande Property Services, também suspendeu na segunda-feira as operações na Bolsa depois de anunciar que os bancos mantinham depósitos coercitivos de 13,400 bilhões de yuanes (2,1 bilhões de dólares) como garantia de pagamento para terceiros.

A empresa afirmou que concluirá os projetos em andamento e os entregará aos compradores em uma tentativa de pagar sua dívida.

Esforços anteriores para pagar fornecedores e empreiteiros devido à crise resultaram em protestos de compradores de imóveis e investidores na sede do grupo em Shenzhen, sul da China, em setembro.

Os problemas da Evergrande afetaram todo o setor imobiliário chinês e levaram algumas empresas pequenas à inadimplência.

su/dhc/oho/mas/dl/mis/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

HongKong China Evergrande imobiliário

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar