EUA anuncia acordo com Reino Unido para acabar com tarifas sobre aço e alumínio
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (22) que chegaram a um acordo com o Reino Unido para remover as tarifas sobre as importações de aço e alumínio impostas pelo ex-presidente Donald Trump, que alegava preocupações de segurança nacional.
"Ao permitir o fluxo isento de impostos de aço e alumínio do Reino Unido, aliviamos ainda mais a diferença entre oferta e demanda por esses produtos nos Estados Unidos", informou a secretária de Comércio, Gina Raimondo, em comunicado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"E removendo as tarifas de retaliação impostas pelo Reino Unido, reabrimos o mercado britânico para os amados produtos americanos", acrescentou.
O anúncio seguiu-se a uma visita aos Estados Unidos da ministra britânica do Comércio Internacional, Anne-Marie Trevelyan.
Ambos os países haviam anunciado em janeiro o início das negociações para encerrar essa disputa herdada da era Trump e que contaminou suas relações.
O Reino Unido foi um dos muitos países aos quais os EUA impuseram, em junho de 2018, tarifas adicionais de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, em meio a uma guerra comercial.
O governo Biden já havia chegado a acordos com a União Europeia em outubro e com o Japão no início de fevereiro.
Especificamente, o acordo entre Washington e Londres permitirá a importação de "volumes históricos e sustentáveis de produtos britânicos de aço e alumínio sem a aplicação das tarifas da seção 232", detalharam autoridades americanas.