Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Biden descreve a Xi Jinping consequências se China der apoio material à Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descreveu ao homólogo chinês, Xi Jinping, as "implicações e consequências" caso a China forneça apoio material à Rússia em seus ataques "brutais" contra cidades e civis ucranianos, informou comunicado da Casa Branca nesta sexta-feira, 18. Os líderes conversaram por ligação nesta sexta-feira.

A conversa teve como foco a invasão "não provocada" da Ucrânia, diz nota.

Biden reforçou as visões dos EUA e seus aliados e parceiros nesta crise e detalhou seus esforços para prevenir e responder à invasão, incluindo a imposição de custos a Moscou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mídia estatal chinesa reportou mais cedo que Xi Jinping afirmou a Biden que o conflito entre os países europeus "não atende ao interesse de ninguém" e que paz e segurança são as "riquezas que a comunidade internacional mais deve valorizar".

Os dois líderes concordaram com a importância de manter abertas as linhas de comunicação e gerenciar a competição entre os dois países, diz a Casa Branca.

Biden ainda teria reiterado a manutenção da política norte-americana em relação a Taiwan. "O presidente ... enfatizou que os EUA continuam a se opor a mudanças unilaterais para o status quo", diz comunicado.

Times da China e dos EUA devem dar continuidade nas conversas para lidar com o "crítico período" à frente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar