Canadá sanciona Belarus por ataques russos à Ucrânia a partir de seu território

O Canadá divulgou nesta quinta-feira (17) novas sanções contra 22 funcionários do Departamento de Defesa de Belarus por permitir que a Rússia lance ataques à Ucrânia a partir de seu território.

O anúncio, disse o Ministério das Relações Exteriores do Canadá em um comunicado, "envia uma mensagem clara aos cúmplices do presidente (russo) Vladimir Putin: aqueles que apoiam violações da soberania, integridade territorial e independência da Ucrânia serão responsabilizados".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ottawa acusou altos funcionários de Belarus, incluindo o chefe da Força Aérea Victor Soyko, de apoiar o ataque da Rússia à Ucrânia e "permitir que seu país sirva como plataforma de lançamento para a invasão russa".

O Canadá sancionou em 2020 o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko depois que ele anunciou uma vitória esmagadora em uma questionada eleição de agosto, bem como, mais recentemente, a membros de seu círculo íntimo.

Esta última rodada eleva para mais de 500 o número de indivíduos e entidades na Rússia, Belarus - aliada de Moscou - e Ucrânia sancionadas pelo Canadá desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro.

amc/caw/llu/ll/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Canadá conflito Ucrania Belarus Russia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar