OMS nunca viu tantos ataques contra estruturas de saúde como neste momento na Ucrânia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (16) que nunca havia visto tantos ataques contra o sistema de saúde como agora na Ucrânia.

"O sistema de saúde tornou-se um alvo (...). Isso está começando a fazer parte da estratégia e tática de guerra. É totalmente inaceitável, é contrário ao direito internacional humanitário", declarou o chefe de emergências da OMS , Michael Ryan, em uma conferência de imprensa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nunca vimos globalmente (...) tantos ataques contra o sistema de saúde", disse.

Nas três semanas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou em 24 de fevereiro, houve pelo menos 43 ataques ao sistema de saúde da Ucrânia, segundo dados da OMS.

Os ataques registrados - que mataram 12 pessoas e feriram 34 - incluem 34 contra hospitais e outros centros de saúde, bem como ataques a ambulâncias e pessoal de saúde.

Uma maternidade em Mariupol, no sul da Ucrânia, foi bombardeada na semana passada, matando três pessoas, incluindo uma criança.

apo/nl/sg/me/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia saúde Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar