Mulher que protestou em TV russa é libertada, mas ameaça de prisão permanece

A funcionária de uma emissora de televisão russa que invadiu um noticiário governista para denunciar a ofensiva na Ucrânia foi libertada nesta terça-feira (15), após ser condenada a pagar multa equivalente a 275 dólares.

Marina Ovsiannikova poderá, no entanto, responder a acusações penais que poderiam resultar em severas penas de prisão, segundo uma lei que reprime qualquer "informação falsa" sobre as forças militares russas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esta mulher de 43 anos invadiu na noite de segunda-feira a emissora Pervy Kanal, durante a transmissão ao vivo do noticiário do canal, onde ela trabalha como produtora. Ela exibia um cartaz que dizia "Não à guerra, não acreditem na propaganda. Aqui estão mentindo para vocês".

As imagens de seu gesto deram a volta ao mundo e, nas redes sociais, muitas pessoas elogiaram sua "extraordinária coragem", em um contexto de dura repressão a qualquer voz crítica na Rússia.

O presidente francês, Emmanuel Macron, propôs inclusive uma "proteção consular", tanto na embaixada quanto concedendo-lhe asilo.

Nesta terça, um tribunal de Moscou a declarou culpada de cometer uma "infração administrativa" e a condenou a pagar uma multa de 30.000 rublos (275 dólares no câmbio atual), informou um jornalista da AFP presente na audiência.

Após a audiência, durante a qual se declarou não culpada, Ovsiannikova disse querer "descansar" após estes momentos "tão difíceis".

"São dias muito difíceis na minha vida, passei dois dias sem dormir, o interrogatório durou 14 horas", disse em curta declaração à imprensa.

"Não tive direito a falar com pessoas próximas, não tive acesso a uma assistência jurídica e é por isso que estava em uma posição tão difícil", acrescentou. "Hoje tenho que descansar".

Contudo, o mais duro para ela ainda pode estar por vir.

A audiência desta terça não estava diretamente relacionada com a invasão de Ovsiannikova durante o telejornal, mas com a difusão em paralelo de um vídeo na internet no qual denunciava a entrada de tropas russas na Ucrânia.

No vídeo, esta mulher explicou que seu pai é ucraniano e sua mãe, russa, e que não suportava a difusão de "mentiras" que transformam os russos em "zumbis".

Seu advogado disse à AFP temer que ela seja julgada por publicação de "informações caluniosas" sobre o exército russo, um crime que pode ser punido com penas de até 15 anos de prisão.

O uso da palavra "guerra" pela imprensa russa ou por particulares para descrever a intervenção russa na Ucrânia é punido com julgamento e fortes sanções. As autoridades russas se referem à sua ofensiva na Ucrânia como "operação militar especial".

Para o Kremlin, a ação de Ovsiannikova foi "vandalismo", nas palavras de seu porta-voz, Dmitri Peskov.

Mas, no exterior, multiplicaram-se as demonstrações de apoio a esta mulher, mãe de dois filhos pequenos.

Em Bruxelas, um porta-voz do chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, aplaudiu seu gesto, avaliando que ela tinha "tomado uma posição moral corajosa e ousada ao se opor às mentiras e à propaganda do Kremlin ao vivo em uma emissora de televisão controlada pelo Estado".

bur-dla/bds/es/mb/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia Ucrânia imprensa Dmitri Peskov

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar