Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Tropas da Rússia sequestram segundo prefeito na Ucrânia, diz governador

11:21 | Mar. 13, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Um prefeito ucraniano foi sequestrado por soldados russos no sul do país neste domingo (13), dois dias depois de outro prefeito ter sido sequestrado, disse o governador da região de Zaporizhzhia.

Os sequestros foram condenados pela União Europeia (UE).

"Hoje, 13 de março, às 8h30, o exército da Federação Russa capturou o prefeito da cidade de Dniprorudné", Evguen Matveiev, escreveu no Telegram Oleksandr Staruj, governador de Zaporizhzhia (sul), onde Dniprorudné está localizada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na sexta-feira, o prefeito de Melitopol, cerca de 80 quilômetros ao sul de Dniprorudne, Ivan Fedorov, foi sequestrado pelos russos porque "se recusou a cooperar com o inimigo", segundo o presidente e o parlamento ucranianos.

"A UE condena veementemente o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprorudné pelas forças armadas russas. Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano", denunciou o chefe da União Europeia diplomacia, Josep Borrell, no Twitter.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também denunciou os sequestros e assegurou que eles representam uma "flagrante violação do direito internacional".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar