Tropas da Rússia sequestram segundo prefeito na Ucrânia, diz governador

Um prefeito ucraniano foi sequestrado por soldados russos no sul do país neste domingo (13), dois dias depois de outro prefeito ter sido sequestrado, disse o governador da região de Zaporizhzhia.

Os sequestros foram condenados pela União Europeia (UE).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Hoje, 13 de março, às 8h30, o exército da Federação Russa capturou o prefeito da cidade de Dniprorudné", Evguen Matveiev, escreveu no Telegram Oleksandr Staruj, governador de Zaporizhzhia (sul), onde Dniprorudné está localizada.

Na sexta-feira, o prefeito de Melitopol, cerca de 80 quilômetros ao sul de Dniprorudne, Ivan Fedorov, foi sequestrado pelos russos porque "se recusou a cooperar com o inimigo", segundo o presidente e o parlamento ucranianos.

"A UE condena veementemente o sequestro dos prefeitos de Melitopol e Dniprorudné pelas forças armadas russas. Trata-se de um novo ataque às instituições democráticas da Ucrânia e uma tentativa de estabelecer estruturas governamentais alternativas em um país soberano", denunciou o chefe da União Europeia diplomacia, Josep Borrell, no Twitter.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também denunciou os sequestros e assegurou que eles representam uma "flagrante violação do direito internacional".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE conflito Rusia diplomacia rapto Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar