Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Scholz e Macron conversam novamente com Putin sobre Ucrânia

10:35 | Mar. 12, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente francês Emmanuel Macron e o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, discutiram a guerra na Ucrânia novamente neste sábado (12) com o presidente russo, Vladimir Putin, um dia após a cúpula europeia em Versalhes (oeste de Paris), anunciou a presidência francesa.

A ligação, que começou por volta das 12h (08h em Brasília), terminou por volta das 14h, disse a presidência francesa, acrescentando que Macron já havia falado com Zelensky.

Em um vídeo divulgado pela presidência ucraniana, Volodimir Zelensky pediu aos líderes francês e alemão neste sábado que ajudassem a libertar o prefeito da cidade ucraniana de Melitopol, que segundo Kiev foi sequestrado no dia anterior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os três líderes já haviam falado por telefone na quinta-feira, em uma conversa em que França e Alemanha "exigiam à Rússia um cessar-fogo imediato".

Emmanuel Macron, que foi recebido por Putin no Kremlin em 7 de fevereiro, já se reuniu nove vezes por telefone com o líder russo, segundo a presidência francesa.

Reunidos em uma cúpula em Versalhes, perto de Paris, os europeus intensificaram a pressão sobre a Rússia na sexta-feira para encerrar sua ofensiva militar, ameaçando novas sanções "maciças" contra Moscou e anunciando um aumento no financiamento de armas para a Ucrânia.

Macron não descartou que a União Europeia possa tomar sanções significativas contra o petróleo e o gás russos no futuro, algo que foi descartado até agora devido ao custo significativo que acarretaria para os países europeus, altamente dependentes dos hidrocarbonetos russos.

jk/vm/pz/mis/grp/me/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar