Gigante da mineração russa Nornickel enfrenta primeiras dificuldades devido a sanções contra a Rússia

A gigante da mineração Norilsk Nickel (Nornickel) enfrenta dificuldades logísticas devido às sanções sem precedentes impostas à Rússia pelo Ocidente.

Como o tráfego aéreo com a Rússia está severamente restringido, Nornickel tem dificuldades para enviar seu paládio, disse Vladimir Potanin, o oligarca que controla esse grupo, em entrevista ao jornal RBK.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Mas conseguimos organizar o abastecimento por canais alternativos", assegurou.

Esse grupo produz paládio e níquel, dois metais que atualmente atingem preços históricos.

O Wall Street Journal informou na segunda-feira que o produtor desses materiais, essenciais para baterias e semicondutores de veículos elétricos, pode ser "grande demais para ser penalizado".

A Rússia é um dos principais produtores mundiais desses dois metais.

Vladimir Potanin acrescentou que também "teve problemas logísticos devido à recusa de vários portos europeus em movimentar a nossa carga", embora tenha especificado que esses obstáculos poderão ser ultrapassados.

"Apesar de toda a retórica hostil, nossos produtos ainda estão em demanda", disse Potanin, acrescentando que "está tentando reduzir ao máximo os picos de demanda e os aumentos acentuados de preços porque os consumidores não gostam deles".

Além disso, o chefe do grupo garantiu que a Nornickel está planejando redirecionar os suprimentos europeus e americanos para a China e outros países que não adotaram sanções contra a Rússia.

"Embora ainda não tenhamos feito isso", disse ele.

O oligarca criticou duramente o possível confisco pelo Estado de empresas estrangeiras que anunciaram sua retirada do país desde a ofensiva militar russa na Ucrânia.

bur/eb/rsc/eg/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia minas metais Ucrania Vladimir Putin Vladimir Potanine

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar