Engenheiros russos analisam radiação em usina nuclear ucraniana atacada

Engenheiros russos foram enviados na sexta-feira para medir a radiação na usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, cuja tomada pelas forças russas alarmou a comunidade internacional, disseram autoridades ucranianas.

Trabalhadores da empresa de energia nuclear russa Rosatom chegaram a Zaporizhzhia na sexta-feira, informou a agência nuclear ucraniana Energoatom pelo Telegram.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Engenheiros russos explicaram ao pessoal ucraniano que estavam lá para "avaliar o nível de radiação" e "ajudar no reparo da usina", que foi bombardeada em 4 de março, informou a Energoatom.

Os reatores da usina não parecem estar danificados, apesar de um incêndio no local durante o ataque das forças russas.

Energoatom afirmou que os russos foram para Zaporizhzhia porque a equipe ucraniana se recusou a cooperar com a Rússia.

Acrescentou ainda que um dos enviados russos se apresentou como o novo administrador civil e militar da área e declarou que a usina passou a ser território russo, administrado pela Rosatom.

Na época do ataque, o embaixador russo nas Nações Unidas negou que seu país tivesse bombardeado a usina nuclear.

Zaporizhzhia, inaugurada em 1985 e com seis reatores, produz cerca de um quinto da energia da Ucrânia e tem capacidade para abastecer quatro milhões de residências.

bur-cat/neo/pz/rlp/gw/grp/eg/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia energia Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar