Biden proíbe diamantes, caviar e vodca da Rússia

Novas sanções econômicas fazem parte do pacote de medidas adotadas pelo governo americano em condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia

O presidente dos EUA, Joe Biden, decretou nesta sexta-feira, 11, novas sanções econômicas contra a Rússia. As medidas proíbem a compra de bebidas, pescados e pedras preciosas. Na lista de produtos banidos estão diamantes, vodca e caviar. Biden também defendeu que os russos percam a condição de parceiros comerciais normais e permanentes dos americanos.

"Este status (conhecido pela sigla PNTR, em inglês) significa que dois países têm um grande comércio entre si, sob os melhores termos possíveis: tarifas baixas e poucas barreiras. Remover o PNTR tornará mais difícil para a Rússia fazer negócios com os EUA", disse Biden.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mudança de status depende de um aval do Congresso, onde republicanos e democratas são favoráveis a punições mais duras contra a Rússia. Se confirmada, os EUA poderiam começar a aplicar restrições e tarifas aos produtos russos.

Restrições

Em comunicado conjunto, os países que integram o G-7 anunciaram planos similares para restringir o comércio com a Rússia e remover do país o status de "nação mais favorecida" - uma posição similar ao PNTR.

Os países do G-7 também disseram que trabalham para impedir o acesso da Rússia a financiamentos de instituições internacionais, como FMI, Banco Mundial e Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. (Com agências internacionais)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RÚSSIA/UCRÂNIA/GUERRA EUA sanções caviar vodca diamantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar