Líderes da UE se reúnem em cúpula dominada por situação na Ucrânia

Os líderes dos países da União Europeia (UE) se reúnem nesta quinta e sexta-feiras em Versalhes, na França, para discutir o impacto da invasão russa à Ucrânia, tratando, em particular, do reforço da defesa no bloco e a redução de sua dependência dos hidrocarbonetos russos.

Essa reunião informal foi originalmente convocada para discutir um novo modelo de crescimento econômico e investimentos, mas o início da invasão russa mudou completamente as prioridades.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com um rascunho da Declaração final da cúpula, à qual a AFP teve acesso, os líderes da UE apontam que a agressão da Rússia à Ucrânia constitui "uma mudança tectônica na história da Europa".

Os líderes da Europa, observa o rascunho, agora devem definir como a UE "assumirá suas responsabilidades diante dessa nova realidade, protegendo seus cidadãos, seus valores, suas democracias e nosso modelo europeu".

Por isso, os dirigentes europeus dedicarão a sessão desta quinta-feira exclusivamente para discutir os desafios colocados por esse conflito. Também será avaliado o pedido da Ucrânia para aderir imediatamente ao bloco, saltando um período que, normalmente, leva vários anos.

Além da Ucrânia, Geórgia e Moldávia já apresentaram pedidos de adesão.

ahg/zm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE conflito Russia diplomacia energia cúpula Ucrania defesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar