Congresso dos EUA dá primeiro passo para aprovar orçamento com ajuda de US$ 14 bi para Ucrânia

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira à noite um novo orçamento federal que inclui uma ajuda de quase 14 bilhões de dólares para a Ucrânia, afetada pela guerra.

O texto, que inclui um componente econômico e humanitário, mas também armas e munições para Kiev, deve ser votado agora pelo Senado, antes de ser promulgado pelo presidente Joe Biden.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O corajoso povo da Ucrânia, que ama a liberdade, e nossos aliados na região receberão os fundos que precisam urgentemente para combater Vladimir Putin e a invasão russa ilegal e imoral", afirmaram em um comunicado conjunto a presidenta da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, e o líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer.

Os recursos devem permitir a Kiev proteger suas redes de energia elétricas, combater os ciberataques e obter armas defensivas.

O pacote inclui ainda mais de 2,6 bilhões de dólares e, ajuda humanitária e mais de um bilhão de dólares para apoiar os refugiados que deixam a Ucrânia.

"Seguiremos apoiando o corajoso povo ucraniano que luta por seu país", afirmou Biden no Twitter.

A ajuda também inclui mais de 6,5 bilhões de dólares para o Pentágono, que serão utilizados para o deslocamento de tropas na região.

Recursos também foram destinados para financiar a resposta contra Moscou, começando pelas sanções contra os oligarcas russos.

O pacote de medidas para a Ucrânia foi adicionado ao orçamento federal dos Estados Unidos para o ano de 2022, de 1,5 trilhão de dólares, que os senadores devem aprovar nos próximos dias.

cjc/cn/atm/mas/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia política economia Ucrânia Chuck Schumer Vladimir Putin Joe Biden Nancy Pelosi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar