UE cria site para informar refugiados ucranianos sobre seus direitos

A Comissão Europeia anunciou, nesta quarta-feira (9), o lançamento de um site para informar os refugiados em fuga da invasão russa da Ucrânia sobre seus direitos na União Europeia, incluindo o regime de proteção temporária.

O site está disponível em inglês e deve estar em ucraniano a partir desta quinta-feira, disse o porta-voz da Comissão, Eric Mamer, em entrevista coletiva, lembrando que mais de dois milhões de refugiados já fugiram da Ucrânia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O regime de proteção temporária que os países da UE decidiram conceder-lhes, de forma inédita, tem um ano de duração, renovável consoante a situação até março de 2025.

Permite aos ucranianos residir e trabalhar na UE e ter acesso a alojamento, serviços de saúde e educação para as crianças em idade escolar.

Também abrange cidadãos ucranianos e seus familiares deslocados pelo conflito, assim como as pessoas com "status" de refugiado na Ucrânia.

O site está acessível neste endereço: https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/stronger-europe-world/eu-solidarity-ukraine/eu-assistance-ukraine/information-people-fleeing-war-ukraine_en.

alm/fmi/lch/pc/mb/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE conflito Russia refugiados Ucrania migração internet

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar