Casa Branca alerta sobre uso de armas químicas ou biológicas pela Rússia na Ucrânia

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse nesta quarta-feira, 9, que todos "devem estar atentos para que a Rússia possivelmente use armas químicas ou biológicas na Ucrânia, ou crie uma operação de falso pretexto usando-as". Em seu Twitter, a representante disse que há um "padrão claro" por parte de Moscou, que teria feito falsas alegações de que laboratórios de armas biológicas e químicas estariam sendo desenvolvidos pelos Estados Unidos na Ucrânia, o que poderia ser usado como pretexto para um ataque.

Segundo ela, "os EUA estão em total conformidade com suas obrigações sob a Convenção sobre Armas Químicas e a Convenção sobre Armas Biológicas e não desenvolvem ou possuem tais armas em nenhum lugar". Psaki acusou a Rússia de ter um "longo histórico" de ações com tais métodos, incluindo o envenenamento de oponentes do governo, como Alexey Navalny, e o continuo apoio a Bashar Al Assad na Síria, que realizou ataques com armas químicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"É o tipo de operação de desinformação que vimos repetidamente dos russos ao longo dos anos na Ucrânia e em outros países, que foram desmascaradas, e um exemplo dos tipos de falsos pretextos que alertamos que os russos inventariam", disse a porta-voz. Ainda segundo Psaki, autoridades da China teriam respaldado as teorias conspiratórias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Rússia Ucrânia guerra EUA armas químicas alerta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar