Líderes de Arábia Saudita e Emirados Árabes se recusaram a conversar com Biden

A Casa Branca tentou, sem sucesso, organizar ligações entre o presidente Joe Biden e os líderes de fato da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, enquanto os EUA buscam construir apoio internacional para combater a invasão da Ucrânia pela Rússia e conter um aumento nos preços do petróleo, segundo fontes dos países envolvidos.

O príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e o xeque dos Emirados Árabes Unidos Mohammed bin Zayed al Nahyan recusaram os pedidos dos EUA para falar com Biden nas últimas semanas, disseram as autoridades, já que autoridades sauditas e emiratis se tornaram mais vocais nas últimas semanas em suas críticas da política americana no Golfo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Havia alguma expectativa de um telefonema, mas não aconteceu", disse uma autoridade dos EUA sobre a discussão planejada entre o príncipe saudita Mohammed e Biden. "Foi parte de abrir a torneira do petróleo saudita." Os sauditas sinalizaram que seu relacionamento com Washington se deteriorou sob o governo Biden e querem mais apoio para sua intervenção na guerra civil do Iêmen, ajuda com seu próprio programa nuclear civil à medida que o Irã avança e imunidade legal, disseram autoridades sauditas. O príncipe herdeiro enfrenta vários processos nos EUA, incluindo o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.

A Casa Branca trabalhou para restabelecer as relações com dois países-chave do Oriente Médio de que precisa, já que os preços do petróleo ultrapassam os US$ 130 o barril pela primeira vez em quase 14 anos. Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são os únicos dois grandes produtores de petróleo que podem bombear milhões de barris de petróleo a mais - uma capacidade que, se usada, poderia ajudar a acalmar o mercado de petróleo em um momento em que os preços da gasolina americana estão em níveis elevados.

Mas sauditas e emiratis se recusaram a bombear mais petróleo, dizendo que estão aderindo a um plano de produção aprovado entre seu grupo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que inclui a Rússia. A aliança energética com o país, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, aumentou o poder da Opep e, ao mesmo tempo, aproximou Riad e Abu Dhabi de Moscou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Biden Arábia Saudita Emirados Árabes Unidos contato fracasso

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar