EUA dizem que gasoduto entre Alemanha e Rússia 'está morto'

O polêmico gasoduto Nord Stream 2, entre Alemanha e Rússia, alvo de medidas de represália tomadas por Berlim e Washington após a invasão russa à Ucrânia, "está "morto" e não pode "ser ressuscitado", declarou nesta terça-feira (8) a número três da diplomacia americana.

"Acho que o Nord Stream 2 já está morto", indicou a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, durante audiência no Senado. "É um pedaço de metal no fundo do mar, não acho que volte a ser ressuscitado", acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os Estados Unidos se opuseram durante muito tempo ao gasoduto, desejado pela Alemanha e pela Rússia, por acreditarem que o mesmo fortalecia a capacidade de Moscou de usar o fornecimento de energia à Europa como "arma" geopolítica. Mas diante do avanço do projeto, quase concluído, e para evitar um confronto com Berlim, o presidente americano, Joe Biden, desistiu de sancionar seus principais operadores.

Logo após a invasão russa à Ucrânia, no entanto, a Alemanha anunciou a suspensão do Nord Stream 2, que ainda não estava operacional, em coordenação com os Estados Unidos, que impuseram suas próprias sanções. A operadora do gasoduto russo-alemão, com sede na Suíça, declarou falência e seus 106 funcionários foram demitidos.

fff/iba/ad/dga/mvv/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia Alemanha Oleoduto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar