Rússia bloqueia conexão ao Facebook e ao Twitter no país

O órgão regulador das comunicações na Rússia, o Roskomnadzor, ordenou nesta sexta-feira (4) o bloqueio do acesso ao Facebook no país, alegando que a rede social "discrimina" os meios de comunicação russos.

"Tomou-se a decisão de bloquear o acesso ao Facebook", informou o Roskomnadzor no Telegram. Os jornalistas da AFP na Rússia confirmaram que o acesso à rede social na rede de internet local já não funcionava.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diante desta medida, "em breve milhões de russos comuns serão privados de informações confiáveis [...] e silenciados", afirmou Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais da Meta, a empresa matriz do Facebook.

O regulador acusou o Facebook de "discriminação" dos meios de comunicação russos, como a emissora de televisão Zvezda (ligada ao Ministério da Defesa), a agência de notícias RIA Novosti, a rede internacional RT e os portais Lenta.ru e Gazeta.ru.

O governo russo já havia atuado há uma semana para "limitar" e reduzir a velocidade de acesso ao Facebook, já com o uso restrito de suas funcionalidades por esses meios russos.

De acordo com o Roskomnadzor, essas restrições "violam os princípios-chave da livre divulgação de informações e acesso irrestrito dos usuários à mídia russa em plataformas estrangeiras da internet".

O regulador também "restringiu" o acesso ao Twitter, mas não explicou as razões desta decisão.

Sobre o Twitter, segundo as agências russas Interfax e RIA Novosti, o Roskomnadzor respondeu a um pedido do Ministério Público feito em 24 de fevereiro, o dia em que Rússia iniciou a invasão da Ucrânia.

Desde que Moscou invadiu a Ucrânia na semana passada, as autoridades russas aumentaram a pressão sobre os meios independentes, em um país onde a liberdade de imprensa já vinha sendo minada rapidamente.

bur/fjb/sag-js/jvb/dl/rsr/jc/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mídia conflito internet Rússia Nick Clegg

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar