Militares dos EUA e da Rússia estão em contato através da 'linha de détente'

A guerra na Ucrânia levou os militares dos Estados Unidos e da Rússia a estabelecer uma nova linha telefônica, conhecida como "linha de détente", um canal de comunicação direto que supostamente só deve ser usado em situações de emergência, anunciou o Pentágono nesta sexta-feira (4).

Esta linha telefônica, habilitada "há poucos dias", conecta diretamente o comando dos Estados Unidos na Europa com o Ministério da Defesa russo, informou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Nós sabemos que funciona", afirmou Kirby. "Quando testamos, eles atenderam."

O porta-voz do Pentágono, no entanto, recusou-se a dizer se este canal de comunicação foi usado quando a usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, cerca de 150 quilômetros ao norte da península da Crimeia, foi bombardeada durante a noite em ataques atribuídos à Rússia.

"Se houvesse uma situação em que precisássemos nos comunicar com o Ministério da Defesa em um caso urgente, suponho que o usaríamos", limitou-se a dizer Kirby, que espera que os militares russos façam o mesmo.

Um canal de comunicação semelhante já havia sido estabelecido entre os dois países durante a guerra na Síria, na qual Moscou deu apoio militar às tropas do presidente Bashar al-Assad.

Esse processo lembra o "Telefone vermelho" da Guerra Fria, um canal de comunicação criado em 1963 após a crise dos mísseis cubanos e que permitiu que a Casa Branca e o Kremlin se comunicassem diretamente.

cjc/iba/erl/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU conflito Rusia diplomacia Ucrania defesa John Kirby

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar