Londres pede reunião urgente na ONU após ataque à usina nuclear ucraniana

O governo britânico pediu nesta sexta-feira (4) a convocação de uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas após o ataque pela Rússia a uma usina nuclear na Ucrânia.

"Pedimos uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU. Isso é uma ameaça à segurança e à estabilidade europeias. E precisamos que os responsáveis prestem contas", afirmou a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após o ataque russo, o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, acusou Putin de "brincar com fogo (...) sem qualquer lógica ou necessidade".

"É incrivelmente perigoso. Não é perigoso apenas para a Ucrânia e os russos, é perigoso para a Europa", acrescentou.

As tropas russas ocuparam nesta sexta-feira a maior usina nuclear da Ucrânia e da Europa, após um ataque que provocou um incêndio sem consequências nos níveis de radioatividade, mas que deixou o mundo paralisado diante do medo de uma nova catástrofe atômica.

acc/mar/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia energia ONU GB Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar