Biden agradece a presidente polonês pela acolhida a refugiados ucranianos

O presidente americano, Joe Biden, agradeceu nesta sexta-feira (4) ao colega polonês, Andrzej Duda, por ter "acolhido e ajudado quase 700.000 ucranianos e outros que fugiram da guerra" provocada pela Rússia, segundo um comunicado da Casa Branca.

A Polônia recebe o maior número de refugiados desde o começo da invasão russa. Segundo dados publicados nesta sexta-feira pelos guardas fronteiriços poloneses, 624.500 pessoas já fugiram da Ucrânia para a Polônia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) contabilizou nesta sexta mais de 1,2 milhão de refugiados e as autoridades e a ONU preveem que o número aumento, visto que o exército russo concentra sua ofensiva nas cidades ucranianas.

O presidente americano também expressou sua satisfação com a acolhida da Polônia de "9.000 militares americanos, incluindo os 4.700 soldados adicionais mobilizados nas últimas semanas para tranquilizar os aliados na frente oriental, dissuadir uma agressão russa contra a Otan e (...) manter a segurança e a estabilidade na Europa".

vgr/dax/erl/ag/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia diplomacia Polônia refugiados Ucrânia Joe Biden Andrzej Duda

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar