'Deixem-nos fazer nosso trabalho' na Ucrânia, pede chefe de ajuda humanitária da ONU

"Pelo amor de Deus, protejam os civis" na Ucrânia e "nos deixem fazer nosso trabalho", pediu o responsável pela ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, às partes envolvidas no conflito - especialmente os russo -, em entrevista à AFP nesta quinta-feira (3).

"Agora que temos os recursos para fazer o trabalho, precisamos que as partes em conflito nos permitam fazê-lo e cumpram suas responsabilidades sob o direito internacional humanitário", insistiu Griffiths, que está em Genebra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele elogiou a generosidade dos doadores da ONU, relatando a arrecadação de US$ 1,5 bilhão em ajuda humanitária emergencial do total de US$ 1,7 bilhão solicitado.

De acordo com estimativas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), 12 milhões de pessoas na Ucrânia e outros quatro milhões que fugiram para o exterior precisarão de proteção e assistência nos próximos meses.

vog/apo/grp/zm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia ONU direitos Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar