Biden pedirá ao Congresso US$ 32 bi para a Ucrânia e combate à covid

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (3) ter pedido ao Congresso mais de 32 bilhões de dólares para fornecer ajuda humanitária e militar à Ucrânia e financiar sua nova estratégia anticovid, dois assuntos que descreve como "urgentes e imediatos".

Cerca de US$ 10 bilhões seriam usados para enviar armas defensivas para a Ucrânia, permitir a proteção de sua rede elétrica, combater ataques cibernéticos e desinformação, disse o governo em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esse dinheiro também permitirá que os Estados Unidos financiem a resposta contra Moscou, começando com sanções contra os oligarcas russos.

O Executivo americano pede neste pacote 22,5 bilhões de dólares para combater a pandemia e enfatiza que está "praticamente" sem verbas federais nesta matéria.

Esse dinheiro permitirá que os Estados Unidos se preparem para possíveis novas variantes do coronavírus, evitem o fechamento de empresas ou escolas e financiem a distribuição de vacinas no exterior.

Muitos legisladores conservadores expressaram reservas ao pedido do governo.

"A razão pela qual fundos adicionais são necessários ainda não está clara", enfatizaram 35 senadores republicanos em uma carta enviada a Biden na quarta-feira.

O Executivo quer que o dinheiro para a Ucrânia e contra a covid seja incluído em seu orçamento anual, que os legisladores devem aprovar antes que o atual expire na sexta-feira, 11 de março.

cjc/mr/dga/ap/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Rússia pandemia orçamento vírus parlamento epidemia Congresso Ucrânia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar