Visa e Mastercard impedem bancos russos de usar sua rede

As empresas de cartão de crédito americanas Visa e Mastercard tomaram medidas para implementar as sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia, impedindo os bancos russos de usar sua rede.

A Mastercard "bloqueou várias instituições financeiras" em sua rede de pagamentos "em resposta às ordens de imposição de sanções", disse o diretor-geral da empresa em uma mensagem publicada na noite de segunda-feira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Continuaremos a trabalhar com os reguladores nos próximos dias para respeitar plenamente nossas obrigações", afirmou Michael Miebach.

A Visa, por sua vez, indicou em seu site que "toma rapidamente medidas para garantir o respeito às sanções aplicáveis". O grupo observa que está "pronto para cumprir quaisquer sanções adicionais que possam ser implementadas".

Os Estados Unidos e vários países ocidentais adotaram sanções contra grandes bancos e indivíduos russos.

Para as emissoras de cartões de crédito, isso implica em suspender o acesso das entidades sancionadas à sua rede.

jum/tu/nth/mr/yow/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU Rusia empresas Ucrania bancos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar