UE proíbe canais estatais russos RT e Sputnik

Os 27 países da União Europeia (UE) decidiram nesta terça-feira (1º) proibir a transmissão dos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik. Também autorizaram a exclusão de "alguns bancos russos" do sistema de mensagens interbancárias Swift.

Serão proibidos os conteúdos da agência Sputnik, assim como a transmissão em inglês, alemão, francês e espanhol do Russia Today (RT) nas redes de televisão e na internet dentro do território da UE.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Vamos proibir a máquina midiática do Kremlin", declarou no domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os representantes dos Estados-membros também concordaram em barrar a participação de europeus em projetos que contam com financiamento do fundo soberano russo RDIF, como resposta à invasão russa da Ucrânia, disse a presidência francesa da UE no Twitter.

Esta leva de sanções contra a Rússia entrará em vigor na quarta-feira após sua publicação no Diário Oficial da UE, que especificará os nomes dos bancos afetados.

Os aliados ocidentais haviam anunciado no sábado a intenção de excluir os bancos russos do Swift para reforçar "o isolamento" da Rússia.

A sanção é considerada uma "arma atômica" financeira: o sistema facilita operações como o trânsito de ordens de pagamento e ordens de transferência de fundos entre bancos.

fmi-jug/eg/js/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE conflito mídia Rusia telecomunicações Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar