Otan terá reunião de chanceleres na sexta-feira sobre Ucrânia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizará uma reunião extraordinária de chanceleres na sexta-feira (4) para discutir a situação na Ucrânia - anunciou a instituição em um comunicado divulgado nesta terça (1º).

A reunião será realizada "no formato presencial", em Bruxelas, completou a nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A aliança militar transatlântica já decidiu fortalecer seu flanco oriental, embora tenha antecipado que não tem planos de se envolver militarmente no conflito provocado pela invasão russa da Ucrânia.

Nesta terça-feira, durante uma visita à Polônia, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que o ataque da Rússia à Ucrânia era "completamente inaceitável" e também culpou Belarus por permitir que tropas russas usassem seu território para lançar a invasão.

Segundo Stoltenberg, o presidente russo Vladimir Putin "destruiu a paz na Europa e os aliados condenam a brutal e injustificada invasão da Ucrânia".

Na sexta-feira, Stoltenberg havia anunciado que a aliança havia ativado suas unidades de resposta, com soldados e equipamentos, para reforçar as defesas no flanco leste.

Até o momento, a Otan descartou pressões para impor uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, alegando que tal medida poderia arrastar a aliança para um conflito militar aberto com a Rússia.

"Teríamos que aceitar que isso envolveria derrubar aeronaves russas. É um passo muito, muito grande que simplesmente não está na agenda de nenhum país da Otan", afirmou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nesta terça-feira durante uma visita à Estônia.

ahg/js/tt/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia diplomacia OTAN Ucrania defesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar