Chefe da OTAN acusa Putin de 'destruir' paz na Europa

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, acusou o presidente Vladimir Putin, nesta terça-feira (1), de ter "destruído" a paz na Europa.

"O presidente Putin destruiu a paz na Europa, e os aliados condenam a brutal e injustificada contra a Ucrânia", declarou Stoltenberg em entrevista coletiva durante uma visita à base aérea de Lask, no centro da Polônia, acompanhado do presidente polonês, Andrzej Duda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O ataque russo é completamente inaceitável e foi facilitado por Belarus", completou Stoltenberg.

"Nosso compromisso com o Artigo 5, nossa cláusula de defesa recíproca (segundo a qual um ataque a um país-membro é considerado um ataque contra todos os membros da OTAN) é forte. Protegeremos cada centímetro do território da OTAN", acrescentou.

Ele destacou que a OTAN "não busca entrar em conflito com a Rússia" e, por isso, não enviará militares nem aviões para a Ucrânia. Ao mesmo tempo, voltou a insistir em que Moscou deve "se retirar imediatamente" do país vizinho.

mas-via/sw/an/age/zm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia OTAN Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar