Santa Sé se oferece para 'mediar' conflito entre Rússia e Ucrânia

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse nesta segunda-feira (28) que a Santa Sé "está pronta a facilitar as negociações entre Rússia e Ucrânia".

A proposta do Vaticano foi feita algumas horas antes do início das primeiras conversas entre as partes, nesta segunda, em Belarus.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A Santa Sé, que nos últimos anos tem acompanhado de forma constante, discreta e com grande atenção os acontecimentos na Ucrânia, oferecendo sua disponibilidade para facilitar o diálogo com a Rússia, está sempre pronta para ajudar as partes a retomarem o caminho do diálogo", afirmou o número dois do Vaticano em uma entrevista concedida aos jornais italianos Il Corriere della Sera, La Repubblica, La Stampa e Il Messaggero.

O cardeal de 67 anos, um veterano diplomata, reconheceu que a propagação do conflito seria uma "gigantesca catástrofe", um "cenário assustador".

"É preciso evitar qualquer escalada, deter os confrontos e negociar", insistiu Parolin, que está no cargo desde 2013.

"O possível retorno de uma nova guerra fria com dois blocos opostos também é um cenário preocupante. Vai contra a cultura da fraternidade que o papa Francisco propõe como único caminho para construir um mundo justo, solidário e pacífico", destacou.

"Estou convencido de que sempre há espaço para a negociação. Nunca é tarde demais! Porque a única forma razoável e construtiva de resolver as diferenças é o diálogo, como o papa Francisco não se cansa de repetir", completou.

kv/zm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

religião conflito Russia Vaticano Papa Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar