Finlândia fechará espaço aéreo a aviões russos

A Finlândia vai fechar seu espaço aéreo para aviões russos em resposta à invasão da Ucrânia - anunciou seu governo, seguindo os passos de muitos países europeus.

Com mais de 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia, a Finlândia "se prepara para fechar o espaço aéreo ao tráfego aéreo russo", declarou o ministro dos Transportes, Timo Harraka, em um tuíte publicado na madrugada deste domingo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ministro não especificou quando a medida entrará em vigor.

Com medidas similares adotadas por países como Estônia, Polônia, República Checa, Bulgária e Alemanha, forma-se uma ampla zona vetada ao tráfego aéreo russo na Europa, o que implica enormes desvios para os aviões.

Moscou está respondendo, proibindo os voos para esses países.

A empresa nacional finlandesa, a Finnair, é especializada em voos entre a Europa e a Ásia que devem sobrevoar a Rússia. Hoje, porém, o tráfego está muito reduzido, devido à pandemia da covid-19 e às restrições de ingresso na Ásia.

map/at/dbh-an/martt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Russia aviação guerra Finlandia Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar