EUA anunciam US$ 54 milhões em ajuda humanitária para a Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram neste domingo (27) o envio de quase 54 milhões de dólares em nova ajuda humanitária para a Ucrânia, enquanto o país enfrenta a invasão russa.

O secretário de Estado Antony Blinken disse que os Estados Unidos estão focados nas "necessidades humanitárias urgentes da Ucrânia como uma parte importante de nossa resposta ao ataque premeditado, não provocado e injustificado da Rússia".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A assistência, que será canalizada por meio de ONGs, inclui "alimentos, água potável, abrigo, atendimento médico de emergência, preparação para o inverno e proteção", acrescentou em comunicado.

De acordo com a agência de refugiados da ONU, a Acnur, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, mais de 368 mil pessoas fugiram para países vizinhos e mais de 160 mil estão deslocadas dentro da Ucrânia.

Blinken indicou que a nova assistência inclui ajuda para que organizações humanitárias mantenham o contato entre familiares que se viram forçados a se separar devido à guerra.

Além disso, ele elogiou os países que acolhem os ucranianos e disse que os Estados Unidos estão diplomaticamente comprometidos "a apoiar seus esforços para manter suas fronteiras abertas e ajudar aqueles que buscam proteção internacional".

A ajuda humanitária dos EUA à Ucrânia totaliza quase 405 milhões de dólares desde que a Rússia invadiu a ex-república soviética em 2014 e anexou a península da Crimeia, segundo a nota.

rle/dw/jv/yow/ll/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rusia diplomacia Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar