Conselho de Segurança da ONU terá reunião sobre crise humanitária na Ucrânia

O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência nesta segunda-feira às 15h (17h no horário de Brasília) sobre a crise humanitária na Ucrânia, invadida pela Rússia, informaram fontes diplomáticas neste domingo.

Participarão da sessão, solicitada pelo presidente francês Emmanuel Macron, membros do departamento de Assuntos Humanitários da ONU e do Alto Comissariado para Refugiados, disse à AFP um diplomata que pediu anonimato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A França também solicitou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, falasse na reunião, acrescentou.

O pedido do encontro, que foi aceito pela Rússia como presidente em exercício do Conselho de Segurança em fevereiro, contou com o apoio da Irlanda, Albânia, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e México, indicou outro diplomata.

A guerra desencadeada em 24 de fevereiro na Ucrânia pela Rússia provocou o deslocamento de mais de 7 milhões de pessoas, segundo um comissário europeu, o que obrigou os países europeus a multiplicar as instalações de acolhimento. Outros Estados fizeram doações.

Já os americanos estimam que haverá cerca de 5 milhões de refugiados se a guerra continuar.

prh/la/erl/l/ic

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU conflito Rusia diplomacia Francia ONU Ucrania

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar