Participamos do

Suécia e Finlândia reiteram seu direito de aderir à Otan

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que uma adesão finlandesa ou sueca à Otan - que segundo os dois países nórdicos não está na agenda - "teria sérias repercussões militares e políticas"
15:29 | Fev. 26, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

A Finlândia e a Suécia reafirmaram neste sábado, 26, seu direito de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se assim desejarem, apesar de novas advertências da Rússia em meio à invasão da Ucrânia.

Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia alertou que uma adesão finlandesa ou sueca à Otan - que segundo os dois países nórdicos não está na agenda - "teria sérias repercussões militares e políticas".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma declaração nesse sentido da porta-voz do ministério, Maria Zakharova, circulou amplamente nas redes sociais e foi interpretada como uma ameaça de ataque militar em caso de adesão.

"Já ouvimos isso no passado", comentou o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, na televisão pública Yle neste sábado.

Apesar da invasão russa da Ucrânia, tanto Helsinque quanto Estocolmo descartaram desde quinta-feira a ideia de um pedido expresso de adesão à aliança militar ocidental.

Mas desde o início da escalada da crise ucraniana, pediram garantias de que a porta permaneceria aberta. Os dois países não são oficialmente alinhados, embora sejam parceiros da Otan desde meados da década de 1990.

"Quero ser muito clara. É a Suécia que, sozinha e de forma independente, decide sua linha de segurança", declarou a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, em coletiva de imprensa na sexta-feira.

Mesmo antes da invasão, a crise ucraniana havia reaberto o debate sobre a Otan na Suécia e na Finlândia, onde a esquerda é tradicionalmente muito contra e a direita mais a favor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags