Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fitch e S&P reduzem classificação da Ucrânia, Moody's alerta Rússia e Ucrânia

10:59 | Fev. 26, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

As agências de avaliação de risco financeiro S&P Ratings e Fitch rebaixaram a nota da dívida pública da Ucrânia, após sua invasão por parte da Rússia, enquanto a Moody's alertou os dois países sobre a possibilidade de diminuir sua classificação, ao perceber riscos de inadimplência.

A S&P Ratings baixou neste sábado (26) a classificação da dívida da Ucrânia de B para B-, com perspectiva negativa, o que significa que a agência pode rebaixá-la ainda mais no futuro.

A invasão russa impõe "riscos negativos significativos" para as perspectivas econômicas da Ucrânia, "colocando em risco o serviço da dívida" subscrito pelos operadores econômicos, disse a S&P em comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A Ucrânia agora enfrenta possíveis interrupções em alguns setores econômicos importantes, como suas grandes exportações agrícolas e sua rede de gasodutos", acrescentou.

Na sexta-feira (25), a agência classificadora Fitch reduziu o "rating" da dívida da Ucrânia de "B" para "CCC", alegando que a invasão russa está causando um "severo choque negativo".

"A invasão militar da Rússia resultou em maiores riscos para as finanças públicas e externas da Ucrânia, para a estabilidade macrofinanceira e para a estabilidade política", alegou a Fitch.

Ao justificar sua decisão, a Fitch indicou que "existe uma alta incerteza sobre o alcance dos objetivos finais da Rússia, a duração, a amplitude e a intensidade do conflito e suas consequências".

Também destacou a "liquidez externa bastante baixa" da Ucrânia, relacionada à sua dívida de US$ 4,3 bilhões, observando que "as saídas de capital esperadas enfraquecerão ainda mais sua posição de financiamento externo".

"Espera-se que o choque na confiança interna tenha um impacto severo na atividade econômica e na moeda, alimentando a pressão inflacionária e a volatilidade macroeconômica", disse a Fitch, acrescentando que "as finanças públicas podem ser impactadas por gastos militares maiores". Além disso, "a capacidade de financiar a dívida será severamente limitada".

A classificadora de risco Moody's Investors Service alertou, por sua vez, que poderá rebaixar as notas das dívidas tanto da Ucrânia quanto da Rússia, devido à guerra.

Na quinta-feira (24), a Rússia lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia que já matou dezenas de pessoas e tem gerado o temor de uma nova Guerra Fria na Europa.

"Esses eventos representam mais uma elevação significativa dos riscos geopolíticos do que a Moody's havia destacado anteriormente, e que está sendo acompanhado por sanções adicionais e mais severas contra a Rússia, potencialmente incluindo aquelas que podem afetar os pagamentos da dívida soberana", argumentou a agência.

Ontem, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que Kiev solicitou um "financiamento de emergência", além de seu programa de ajuda já existente de cerca de US$ 2,2 bilhões.

hs/cs/bgs/gm/atm/gm/yow/ic/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar