Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Munique pede ao maestro Gerguiev que se distancie da guerra na Ucrânia

17:09 | Fev. 25, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O prefeito de Munique pediu nesta sexta-feira (25) que o diretor da Filarmônica desta cidade alemã, Valeri Guerguiev, considerado amigo próximo do presidente russo, Vladimir Putin, se distancie da invasão russa da Ucrânia para manter seu emprego.

"Pedi a Valery Guerguiev que se distanciasse clara e categoricamente da guerra brutal travada por Putin contra a Ucrânia e agora contra nossa cidade gêmea de Kiev", disse o prefeito da cidade bávara, Dieter Reiter, em um comunicado.

Se Guerguiev "não tomar uma posição clara até segunda-feira, não poderá continuar como diretor da orquestra filarmônica", alertou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Valeri Guerguiev conduz esta orquestra desde 2015. O famoso maestro foi afastado no último minuto de uma série de apresentações neste fim de semana no Carnegie Hall, um local de prestígio em Nova York.

"Esta mudança se deve a eventos recentes no mundo", disse um porta-voz do Carnegie à AFP na quinta-feira.

Teatro alla Scala, em Milão, também pediu que ele defendesse publicamente uma "solução pacífica" para o conflito e ameaçou cancelar duas apresentações marcadas para 5 e 13 de março.

Diretor-geral do prestigiado Teatro Mariinsky em São Petersburgo, Valeri Guerguiev, 68 anos, é um dos maestros mais requisitados do mundo. Até agora, ele não comentou sobre os eventos recentes.

Sua proximidade com Putin, que ele conhece desde 1992, e sua lealdade ao presidente russo após a anexação da Crimeia em 2014, além de suas apresentações na Ossétia do Sul bombardeada (uma área pró-russa da Geórgia) e em Palmira, na Síria, em 2016 geraram polêmica na última década.

ilp/lpt/eg/js/jc/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar