Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rússia deseja 'decapitar' o governo ucraniano, diz funcionário dos EUA

13:47 | Fev. 24, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

A ofensiva russa tem como objetivo "decapitar" o governo da Ucrânia e instalar um regime favorável a Moscou, afirmou um oficial militar dos Estados Unidos nesta quinta-feira (24).

Em seu ataque, o exército russo lançou cerca de 100 mísseis balísticos, principalmente contra instalações de infraestrutura militar, e usou 75 bombardeiros pesados e medianos, disse o funcionário.

A fase inicial se concentra em cidades-chave e o Pentágono espera que os russos avancem para a capital Kiev, segundo a fonte, que pediu anonimato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Basicamente tem a intenção de decapitar o governo e instalar sua própria forma de governo", estimou.

O funcionário afirmou que tropas russas cruzaram a fronteira por terra, mas não disse quantas.

"Não vimos um movimento convencional como este, de um Estado-nação para outro, desde a Segunda Guerra Mundial, certamente nada deste tamanho, alcance e escala", acrescentou.

No entanto, até agora, os russos não entraram no oeste da Ucrânia e não há indícios de um ataque anfíbio no sul vindo do Mar Negro, explicou a fonte.

Não há estimativas de danos ou baixas no exército ucraniano. "Há indícios de que estão resistindo e contra-atacando", afirmou o funcionário.

pmh/cjc/erl/yow/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar