Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

OEA classifica ataque à Ucrânia como 'crime contra a paz internacional'

12:32 | Fev. 24, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O "repudiável" ataque da Rússia à Ucrânia é "um crime contra a paz internacional", afirmou nesta quinta-feira (24) a secretaria-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

"A agressão russa constitui um crime contra a paz internacional", disse a organização em um comunicado, no qual pede o fim imediato das hostilidades que Moscou "iniciou irresponsavelmente".

O presidente russo, Vladimir Putin, iniciou sua invasão da Ucrânia na manhã de quinta-feira, com tropas bombardeando e incursões terrestres em várias partes do país, inclusive perto da capital Kiev. Os ataques já causaram dezenas de mortes em apenas algumas horas e uma enxurrada de condenações e reações internacionais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Putin, que durante semanas enviou mais de 150.000 soldados nas fronteiras com a Ucrânia, cruzou um ponto sem retorno na madrugada desta quinta-feira.

"Tomei a decisão de uma operação militar", declarou o presidente, três dias depois de ter reconhecido a independência das regiões separatistas do leste da Ucrânia e de ter obtido do Parlamento o marco legal para uma intervenção militar.

"O ataque armado perpetrado contra a soberania e integridade territorial da Ucrânia é repudiável e constitui um gravíssimo ato de violação do direito internacional", condena a OEA.

Esta agressão é um "crime internacional supremo e constitui, sem dúvida, um atentado contra a paz e a segurança da humanidade, bem como as relações civilizadas entre os Estados", acrescenta.

erl/ll/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar