Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Grupo Internacional de Contato pede à Venezuela para retomar diálogos no México

14:54 | Fev. 05, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Delegados do Grupo Internacional de Contato (GIC), iniciativa diplomática integrada por países da União Europeia e América Latina, pediram ao governo e à oposição da Venezuela para retomar os diálogos no México para resolver a crise no país caribenho.

"O Grupo Internacional de Contato pede a todas as partes das negociações integrais, lideradas pelos venezuelanos, a retomar o diálogo no México e agir de boa fé em benefício do povo venezuelano", diz um comunicado divulgado neste sábado (5).

Esse apelo ocorre depois de "uma reunião de alto nível" celebrada na sexta-feira por videoconferência para "debater a situação da Venezuela" após as eleições regionais realizadas em 21 de novembro de 2021, com o retorno da oposição às urnas após anos de boicote.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As negociações no México, que começaram em agosto de 2021 sob mediação da Noruega, foram suspensas em outubro pelo governo venezuelano em rejeição à extradição aos Estados Unidos do empresário colombiano e aliado-chave do presidente Nicolás Maduro Alex Saab.

O governo de Maduro concedeu a Saab o título de diplomata e o incluiu em sua delegação no México, o que levou Caracas a condicionar a retomada do diálogo à sua libertação e à "entrega" dos ativos da Venezuela bloqueados no exterior.

O Grupo, formado em 2019, "abordou também o relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral da UE que presenciou" as eleições em que o chavismo obteve a maioria dos cargos.

mbj/pgf/dg/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar