Corrida contra o relógio para resgatar menino preso em poço no Marrocos

Equipes de resgate se apressavam na madrugada de quinta (3) para sexta-feira em uma corrida contra o relógio para tentar salvar um menino de cinco anos preso em um poço profundo no norte do Marrocos, país que acompanha o caso com apreensão.

As operações de resgate se intensificaram à noite em volta do poço, onde é aberto outro buraco contínuo, e poderiam continuar até a manhã, constatou a AFP.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os trabalhos de escavação "chegaram a mais de 27 metros, com a esperança de chegar aos 32 nas próximas horas, antes de cavar uma brecha horizontal entre o buraco e o poço para resgatar o menino", informou a agenda de notícias MAP.

Uma equipe médica foi enviada para o local do acidente para "realizar os exames iniciais e as intervenções de reanimação do menino quando for resgatado", acrescentou a MAP. Também há um helicóptero da gendarmeria pronto para seu transporte para um hospital próximo.

Os socorristas são assessorados por uma equipe de topógrafos no local.

O pequeno Rayan caiu acidentalmente na noite de terça-feira no poço seco de 32 metros de profundidade, estreito e de difícil acesso, cavado perto de sua casa em uma vila nos arredores da cidade de Bab Berred, no norte do Marrocos, reportou a imprensa local.

"Em um momento de desatenção, o menino caiu no poço que estava sendo cavado. Não consegui fechar os olhos a noite toda", disse o pai de Rayan ao site de informações local Le360.

"Rayan é muito querido aqui no povoado, não só na minha casa. Sinto falta dele, já são três noites", disse à AFP sua avó septuagenária Laariza.

De acordo com a agência de notícias MAP, os socorristas conseguiram fornecer ao menino "água e oxigênio por meio de tubos".

"O salvamento da criança se aproxima (...) Nossos corações estão com a família e rezamos a Deus para que volte a se reencontrar com seus familiares o mais rapidamente possível", declarou o porta-voz do Executivo, Mustapha Baitas, após um conselho de governo.

As equipes de resgate, mobilizadas há mais de 48 horas, não puderam entrar diretamente no poço porque "seu diâmetro é inferior a 45 centímetros", disse Abdelhabi Temrani, chefe de operações, à televisão pública Al Oula.

Socorristas também pensam em "ampliar o diâmetro do poço, mas isso não será possível devido ao tipo de terra, que poderia provocar um desmoronamento", explicou o porta-voz do governo.

Por isso, optou-se por escavar ao redor do poço.

A situação do menino gerou profunda comoção no país e motivou manifestações de solidariedade nas redes sociais.

A hashtag #salvedarayan (em árabe) aparecia entre os 'trending topics' do Twitter na tarde desta quinta-feira.

O jogador de futebol marroquino do Paris Saint-Germain, Achraf Hakimi, compartilhou no Instagram uma ilustração junto com emoticons de um coração partido e duas mãos unidas, em sinal de oração. E o jogador argelino Riyad Mahrez, do Manchester City, compartilhou no Facebook uma foto de Rayan com a hashtag #StayStrong (mantenha-se forte).

ko/ezz/tp/sag/mb/ap/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Marrocos infância emergência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar