Participamos do

Vacinados podem viajar do Reino Unido para a França sem motivo imperioso

13:15 | Jan. 13, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Viajantes do Reino Unido vacinados contra a covid poderão entrar na França a partir de sexta-feira, mesmo sem apresentar uma razão convincente, anunciou nesta quinta-feira (13) o ministro do Turismo francês, Jean-Baptiste Lemoyne à emissora TV5 Monde.

"As pessoas vacinadas do Reino Unido não terão mais que apresentar uma razão convincente", disse Lemoyne , anunciando também que não devem mais ficar em quarentena.

Aos vacinados será solicitado um teste de diagnóstico negativo, realizado 24 horas antes da partida.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além de apresentar esse teste negativo, as pessoas não vacinadas ainda devem apresentar um "motivo imperioso" e não poderão viajar a lazer. "A vacina faz a diferença", explicou.

O governo francês havia estabelecido há um mês que viajantes com partida ou destino para o Reino Unido deveriam justificar a viagem com um motivo convincente, devido ao aumento de infecções pela variante ômicron.

Mas em plenas festas de fim de ano e início da temporada de inverno nas estâncias de esqui, este setor manifestou a sua preocupação com a ausência de grande parte dos seus clientes britânicos.

"A clientela britânica representa 15% de todas as estações de esqui francesas", explicou Lemoyne, lembrando que o governo apoiou financeiramente o setor do turismo atingido pela pandemia.

O anúncio foi bem recebido nas estações de esqui.

"É um grande alívio", disse à AFP François Badjily, diretor da popular empresa de turismo de Alpe d'Huez.

O setor na França regista um decréscimo de 8% nas reservas comparado a 2019, mas com cenários diferentes (-14% nos Alpes e +12% nos Pireneus), segundo a agência especializada Protourisme.

cd-tjc/mb/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags