Indignação em Roma por bandeira nazista em funeral católico

A Igreja Católica de Roma expressou nesta terça-feira (11) sua rejeição e indignação com o uso de uma bandeira nazista para cobrir o caixão de uma ativista neofascista durante seu funeral em uma igreja na capital italiana.

Em uma foto publicada pelo jornal La Repubblica, pessoas aparecem em frente à igreja de Santa Lucia, no bairro de Prati, cercando o caixão coberto com uma bandeira vermelha adornada com uma suástica e gritando slogans pró-nazistas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tratava-se do funeral realizado na segunda-feira de Alessia Augello, membro do partido de extrema-direita Forza Nuova.

A formação neofascista está entre os organizadores no ano passado de manifestações violentas no centro de Roma contra a sede de instituições nacionais, bem como do maior sindicato.

Segundo o jornal La Repubblica, Alessia Augello, 44 anos, morreu de trombose.

A diocese de Roma, que confirmou que o caixão estava coberto com uma bandeira nazista, condenou o uso daquele "horrível símbolo incompatível com o cristianismo".

Foi um incidente "ofensivo e inaceitável", disse em um comunicado.

O pároco, Alessandro Zenobbi, expressou sua "profunda tristeza, decepção e consternação pelo ocorrido e se distanciou de cada palavra, gesto e símbolo usado fora da igreja".

bur/kv/mb/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

religião política Italia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar