Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

EUA alertam que mundo 'ficará atento' à conduta de tropas russas no Cazaquistão

18:25 | Jan. 06, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Os Estados Unidos alertaram nesta quinta-feira (6) as tropas russas destacadas no Cazaquistão para que não tentem assumir o controle das instituições desta antiga república soviética.

"Os Estados Unidos e, francamente, o mundo, ficarão atentos a qualquer violação dos direitos humanos", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

"Também estaremos vigilantes quanto a qualquer ação que possa levar à tomada das instituições" do país.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O porta-voz afirmou que "deixará para o governo do Cazaquistão" explicar as razões para o convite ao Tratado de Segurança Coletiva liderado pela Rússia.

O atual chefe desse grupo, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, indicou que essa aliança estava respondendo a um pedido devido a "interferências externas".

Sem responder às alegações, Price renovou o apelo ao Cazaquistão para que resolva as causas dos distúrbios, desencadeados por protestos em massa contra os altos preços dos combustíveis.

"Esperamos que o governo do Cazaquistão em breve seja capaz de resolver problemas que são fundamentalmente de natureza econômica e política", disse Price, reiterando que os Estados Unidos são um "aliado" da nação centro-asiática.

O secretário de Estado, Antony Blinken, pediu nesta quinta a seu homólogo Mukhtar Tleuberdi que apoie uma solução pacífica e o respeito pela liberdade da mídia.

Blinken reiterou "o total apoio dos Estados Unidos às instituições estabelecidas constitucionalmente e à liberdade de imprensa, e defendeu o respeito aos direitos e a resolução combinada da crise", informou Price.

O porta-voz também disse que Blinken discutiu as preocupações dos Estados Unidos sobre os movimentos de tropas russas perto de outra das antigas repúblicas soviéticas, a Ucrânia.

sct/sst/dg-cjc/lda/ic/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar