Aliança liderada pela Rússia envia primeiras tropas para Cazaquistão

Rússia e seus aliados anunciaram nesta quinta-feira (6) o envio do primeiro contingente de forças de paz para o Cazaquistão, há dias varrido por violentos distúrbios, com dezenas de mortos e mais de mil feridos, segundo a polícia.

"Uma força coletiva de manutenção de paz da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) foi enviada para o Cazaquistão por um período limitado para estabilizar e normalizar a situação", informou esta aliança militar em um comunicado divulgado no Telegram pela porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A porta-voz disse que esta força inclui militares de Rússia, Belarus, Armênia, Tadjiquistão e Quirguistão, os quais integram a OTSC junto com o Cazaquistão.

O comunicado não especifica quantos soldados seriam enviados, mas lembra que o contingente russo inclui membros da Força Aérea.

O principal objetivo dos soldados "será a proteção de importantes instalações estatais e militares e auxiliar as forças da lei e da ordem (...) na estabilização da situação", acrescentou o comunicado.

pop/pz/bl/mas/es/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Russia Cazaquistao manifestação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar