Coreia do Sul imobiliza caças F-35 após falha no trem de pouso

A Coreia do Sul imobilizou toda sua frota de aviões de combate F-35 - anunciaram funcionários locais nesta quarta-feira (5), à espera de uma investigação depois de um espetacular pouso de emergência.

O trem de pouso de um F-35A da Coreia do Sul quebrou após uma falha importante dos sistema, e o piloto, que optou por não se ejetar, conseguiu aterrissar com o trem dobrado. O piloto saiu ileso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ocorrido em uma base aérea no oeste do país, o incidente gerou uma investigação, e os F-35 sul-coreanos ficaram em terra.

"Com a investigação em andamento, toda frota (de F-35s) está imobilizada", disse um funcionário do Ministério da Defesa à AFP.

A Coreia do Sul encomendou 40 F-35A ao fabricante americano Lockheed Martin em 2014. Recebeu o primeiro lote cinco anos depois.

O pouso de emergência de terça-feira foi o primeiro incidente conhecido envolvendo um F-35 sul-coreano.

kjk/qan/leg/mlb/at/mab/es/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aeronáutica Coreia do Sul aviação acidente Isabel II do Reino Unido

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar