Convenção Constitucional do Chile suspende sessão para mudar presidência
A Convenção Constitucional do Chile suspendeu na manhã desta quarta-feira (5), após 18 horas de debate e 8 votações, a sessão de mudança de presidência e anunciou que se reunirá novamente à tarde.
"A Mesa Ampliada, para melhor deliberar e devido ao cansaço demonstrado pelos constituintes, decidiu suspender a sessão", disse a presidente da convenção, a acadêmica mapuche Elisa Loncon, após as quatro da manhã desta quarta-feira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Cristina Dorador, bióloga da Universidade do Chile e doutora em microbiologia pelo Instituto Max Planck e pela Universidade de Kiel, na Alemanha, foi quem mais se aproximou - atingiu 72 dos 78 votos necessários - de substituir Loncon.
A convenção tem nove meses - prorrogáveis apenas uma vez por mais três - para redigir uma nova Constituição em substituição à atual, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
O texto deve ser validado em plebiscito de votação obrigatória a ser convocado pelo governo do presidente eleito, o esquerdista Gabriel Boric, que assumirá a presidência no dia 11 de março.