Coalizão internacional anti-Estado islâmico desmantela ataque na Síria

As forças da coalizão que se opõem ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) anunciaram nesta terça-feira (4) que desmantelaram um ataque na região de Deir-Ezzour, no nordeste da Síria, após o segundo aniversário da morte do general iraniano Qassem Soleimani.

As forças da coalizão "eliminaram a ameaça" com ataques aéreos após terem detectado "vários locais de lançamento de foguetes que representavam um risco iminente", disse um funcionário da coalizão anti-jihadista internacional liderada pelos Estados Unidos em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os foguetes tinham como alvo uma base americana chamada "Green Village" no Vale do Eufrates, onde os combatentes do Estado Islâmico seguem ativos e onde as forças dos Estados Unidos continuam a cooperar com as Forças Democráticas da Síria (FDS).

Os lançamentos remotos de foguetes e mísseis "representam uma grave ameaça aos civis pela sua imprecisão" e as forças da coalizão "reservam-se o direito de se defender", acrescentou o responsável, que pediu anonimato.

Questionado sobre os autores do ataque, o terceiro em menos de 48 horas na região depois dos que visavam a base aérea de Aïn Al-Assad no oeste do Iraque, na terça-feira, e o aeroporto internacional de Bagdá, na segunda-feira, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, explicou que não foi possível não identificá-los.

Esses ataques, que não deixaram vítimas, acontecem em um momento em que o Iraque comemora o assassinato de Qassem Soleimani, o arquiteto da estratégia iraniana no Oriente Médio, e seu tenente iraquiano, morto por um disparo de drone americano em 3 de janeiro de 2020 no Iraque.

Cerca de 900 soldados americanos permanecem posicionados no nordeste da Síria e na base de Al-Tanf no sul, na fronteira com o Iraque e a Jordânia.

sl/rle/atm/dl/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EEUU conflito Irán politique Siria gouvernement defesa John Kirby Qassem Suleimani

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar