Procura-se Papai Noel: entenda como a pandemia afetou o mercado de Papais Noéis nos EUA

Existem pelo menos três fatores determinantes na escassez de Bom Velhinhos nos Estados Unidos

Você procura um Papai Noel para suas festas? Este ano será difícil. A pandemia de coronavírus afetou o mercado americano e a oferta não atende a demanda de para este período de Natal.

Após um 2020 sem celebrações e com encontros de família reduzidos ao mínimo pela covid-19, este ano "todos voltaram a se reunir, as empresas estão organizado eventos e os shoppings voltaram a ter o bom velhinho para levar a ilusão às crianças", declarou à AFP Mitch Allen, fundador da agência HireSanta.com.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com um aumento de 121% da demanda e uma queda de 10% da oferta, "há uma enorme falta de Papais Noéis, apesar do aumento de 10-15% das tarifas", afirma Allen por videoconferência, do Texas.

De acordo com suas estimativas, há pelo menos 1.000 postos vazios e quase o dobro de ofertas para ações pontuais em festas de família, eventos de empresas ou colégios. E isto apesar de muitos centros de ensino e culturais terem cancelado suas atividades devido aos riscos de contágio do coronavírus, cuja nova variante ômicron voltou a colocar os sistemas de saúde do mundo em alerta máximo.

A queda na oferta se explica por uma triste realidade: pelo menos 335 pessoas que se fantasiavam de Papai Noel morreram em 2021 vítimas da covid e, como são pessoas de alto risco devido à idade, muitas decidiram guardar o gorro e a roupa vermelha e branca no armário. Outros simplesmente se aposentaram.

Escola de Papai Noel


A 'Professional Santa Claus School' de Denver também registrou uma queda de 25% nas matrículas nos últimos dois anos, apesar do curso acontecer basicamente no formato virtual.

"Nos últimos dois anos formamos 28 Papais Noéis, quando o normal seria 120", afirmou a fundadora da escola, Susen Mesco.

"O envelhecimento é um fator importante, pois a maioria dos Papais Noéis tem mais de 70 anos", explica Mesco.

A tendência vai prosseguir nos próximos anos, alerta Allen, como demonstra o fato de que "este ano já estamos sendo reservados para 2022, o que nunca havia acontecido". Sua agência, afirma, é uma das maiores fornecedoras de Papais Noéis do mundo, em particular para a Ásia, e concretamente a China.

"Atualmente, temos dois Papais Noéis em Dubai", destaca, com orgulho. Os clientes cobre os gastos da viagem e hospedagem.

O problema é que nem todo mundo pode virar Papai Noel, embora as mulheres tenham começado a entrar no mercado. Nos Estados Unidos, em particular, "você tem que se parecer com um, deixar a barba crescer e ter aquele olhar brilhante", afirma.

Em um bom ano, trabalhando do início de novembro até a véspera do Natal, um Papai Noel pode receber entre 6.000 e 10.000 dólares, explica Allen, o que representa um bom complemento para a aposentadoria e uma boa solução para ocupar o tempo livre na terceira idade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

papai noel eua usa natal pandemia covid 19 mercado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar